PROJETO BICHO LIVRE

 

O Projeto Bicho Livre, iniciado em 2002 na Chapada Imperial, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente – IBAMA*, tem como objetivo principal a reintrodução de animais silvestres, apreendidos do tráfico, no seu habitat natural.
É um projeto pioneiro.
O Projeto entende que “bicho bom é bicho livre” e pretende que todo animal fisicamente saudável viva livremente. Alguns precisam de um tempo mais longo que outros para, de forma assistida, se readaptar. Desde o início do projeto, a Chapada Imperial reintroduz em média 1.000 animais/ano, muitos dos quais, ameaçados de extinção.
É um grande feito!
.
VOCÊ TAMBÉM FAZ PARTE DO PROJETO – COMO ASSIM?
A sede da Reserva Ecológica Chapada Imperial, onde você se encontra agora, chamamos de ZONA A. Nela encontram-se os recintos (viveiros) de quarentena, comedouros, ninhos e espaços fisioterapeuticos. Na Zona A ocorre a fase de readaptação monitorada. O constante fluxo de pessoas  impede a aproximação de predadores dando oportunidade aos animais apreendidos de se acostumar com a nova vida livre, sem os perigos da floresta.
Na área de natureza conservada, onde está a trilha que escolheu, chamamos de ZONA B.
Nela ocorre a etapa onde os animais ainda monitorados vivem já em liberdade.
Na área de natureza preservada, onde não há visitação humana, chamamos de ZONA C.
Nela completa-se a reintrodução.
O sucesso desse projeto conta em grande medida com a sua participação. Você é o espantador de predadores da ZONA A. A você nosso muito obrigado!